Informação sobre o Monte Moco e a ‘Reserva Especial do Monte Moco’  

ENGLISH
   
APRESENTAÇÃO
SOBRE O MONTE MOCO
CONTACT US

PRINCIPAIS AMEAÇAS
FLORESTA DE MONTANHA
REFLORESTAÇÃO
PESSOAS
AVES
FRANCOLIM DE SWIERSTRA
OUTROS ANIMAIS
PLANTAS
PAISAGENS

COMO CHEGAR
INFORMAÇÃO PARA O VISITANTE
ALDEIA DE KANJONDE

QUEM SOMOS
BIBLIOGRAFIA

Com 2620 metros de altitude, o Monte Moco na província do Huambo é a montanha mais alta de Angola

Habitats

Os seus vales escarpados e húmidos são o refúgio dos maiores e mais importantes fragmentos de floresta de montanha de Angola. Este habitat encontra-se actualmente sem qualquer forma de protecção, apesar de já em 1974 ter sido recomendado que a área do Monte Moco fosse proclamada uma Reserva Especial (Huntley 1974).

As maiores ameaças actuais são o uso intensivo e não sustentável das florestas e os fogos da estação seca que alastram até às florestas e impedem qualquer possibilidade de regeneração. Estimativas de 2004 indicam que não existem mais de 85 hectares de floresta no Monte Moco. Esta reduzida área representa no entanto cerca de metade da área total de floresta de montanha existente em Angola.

A maior parte do maciço montanhoso e as zonas a oeste estão cobertas por pradarias com uma grande diversidade de Proteas. A norte, este e sul ainda se encontram grandes extensões de bosque de miombo, se bem que estes estão a desaparecer a grande velocidade para criação de campos agrícolas e para colheita de lenha.

 

Paisagem

Caminhadas no Monte Moco oferecem vistas espectaculares sobre as planícies adjacentes e os maciços de montanhas mais distantes.

 

Biodiversidade

O Monte Moco tem uma avifauna muito diversa, com muitas espécies de interesse especial presentes. Poucos mamíferos permanecem na área, e ainda é necessário realizar levantamentos para outros grupos como plantas, répteis, anfíbios e invertebrados.