Como chegar ao Monte Moco  

ENGLISH
   
APRESENTAÇÃO
SOBRE O MONTE MOCO
CONTACT US

PRINCIPAIS AMEAÇAS
FLORESTA DE MONTANHA
REFLORESTAÇÃO
PESSOAS
AVES
FRANCOLIM DE SWIERSTRA
OUTROS ANIMAIS
PLANTAS
PAISAGENS

COMO CHEGAR
INFORMAÇÃO PARA O VISITANTE
ALDEIA DE KANJONDE

QUEM SOMOS
BIBLIOGRAFIA

O Monte Moco situa-se a 10 km da estrada Huambo-Lobito, perto da fronteira entre as províncias do Huambo e Benguela. A vila mais próxima, e capital administrativa da maior parte da região do Moco, é Ussoque, atravessada pela estrada Huambo-Lobito. O acesso ao Monte Moco é a partir de um caminho a cerca de 500 metros a este de Ussoque, em direcção a sul. É necessário um veículo com tracção ás quatro rodas. A entrada para este caminho não é evidente mas está indicada com uma tabuleta ‘Fazenda Minho’: virar à direita no topo da pequena subida quando se sai de Ussoque em direcção ao Huambo. O caminho atravessa um rio (pequena ponte de madeira), e após cerca de uma hora deve chegar à aldeia de Kanjonde, no sopé do Monte Moco. O caminho tem várias ramificações por isso um GPS é útil, mas também não é difícil encontrar pessoas a quem pedir ajuda.

Coordenadas úteis:

Ussoque: 12.353807ºS, 15.101437ºE

Início caminho para Kanjonde: 12.34961ºS, 15.11049ºE

Kanjonde: 12.42822ºS, 15.15258ºE, 1930 metros de altitude.

Aqui encontra um trilho GPS (para Garmin) de Ussoque a Kanjonde.

 

Esta imagem do Google Earth mostra as duas vias de acesso ao Monte Moco, uma de Ussoque para Kanjonde (em branco) e outra de Ussoque para Kapa Kuito e Mange a este (em azul)

 

Esta imagem do Google Earth mostra dois trilhos para caminhadas a partir de Kanjonde.

A: subida íngreme de Kajonde até ao topo do maciço, seguindo depois até à à maior floresta do Monte Moco, a floresta de Luanda.

B: trilho a baixa altitude, em direcção a sul, que leva até ao vale com o rio principal onde se encontram várias piscinas naturais

 

Uma imagem do Google Earth com os limites propostos para a Reserva Especial do Monte Moco. Todos os fragmentos de floresta que restam estão delineados a vermelho.